Tipos de méis produzidos em SC
Apesar de Santa Catarina ter um território relativamente pequeno, possui uma grande diversidade de plantas e tipos de solo, e por consequência composição do néctar, isso possibilita que nossas abelhas possam produzir mais de 100 tipos de méis com cor, aroma, sabor e consistência diferentes.
Apiterapia é a ciência que utiliza os produtos da colmeia para PREVENIR, CURAR, ou RECUPERAR alguém de uma ou mais condições de doença.
Para praticar a apiterapia é necessário fazer um diagnóstico perfeito para poder decidir quais os melhores métodos para administrar os produtos, e saber as doses que devem ser administradas.
A Apiterapia é uma das Práticas Integradas Complementares (PICS) utilizadas para prevenir ou melhorar sintomas autorizadas pelo Ministério da Saúde, desde que exercida por profissionais capacitados.
A própolis é um produto elaborado a partir das resinas das árvores, e é utilizado pelas abelhas para proteção das crias, e para manter a colmeia livre de bactérias, vírus, fungos e parasitas.
A composição química do mel faz desse produto das abelhas um grande aliado para aumentar imunidade e assim tornar o organismo mais resistente aos processos infecciosos, como as gripes, resfriados e dores de garganta. Dentre as substâncias estão vitaminas, minerais, enzimas e aminoácidos, considerados compostos bioativos, ou seja, que trazem benefícios à saúde dos consumidores.
Potes sem rótulo, com rótulo caseiro, com rótulos sofisticados, porém com SIF falso ou clonado, sem nº de telefone ou nº invalido, são indícios de falso mel.
A apicultura é uma das mais nobres e antigas atividades do mundo. É por meio dela que a natureza oferece produtos de altíssima qualidade nutricional e grande potencial terapêutico, que são colocados à disposição das pessoas.
A diversidade da flora silvestre, associada às características de solo e clima, confere ao mel catarinense características que o tornam reconhecidamente um dos melhores méis do mundo. O desafio de produtores e técnicos é unir esforços para que o mel produzido pelas abelhas mantenha suas características físicas, químicas e microbiológicas adequadas, desde a colmeia até a mesa do consumidor.
A própolis é um dos produtos derivados da apicultura usados como tratamento alternativo na rede de saúde pública do Brasil, através do Sistema Único de Saúde (SUS). A apiterapia, ou seja, terapia com produtos das abelhas, incluída em 2018 nas Práticas Integrativas e Complementares autorizadas pelo Ministério da Saúde, pode também ser uma oportunidade de negócio para os 9,8 mil apicultores catarinenses, pois é possível agregar valor à atividade produzindo mel e própolis na mesma colmeia.
Este site não é um e-commerce. A negociação de compra e entrega dos produtos é feita diretamente com o fornecedor. Dispensar
Bióloga, especialista em Biologia da conservação da Natureza, formada pela Universidade de Passo Fundo. Meliponicultora a 7 anos, formada em Meliponicultura Profissional pelo Instituto Federal Catarinense. Proprietária do Meliponário Rainha do Sul, no município de Passo Fundo, RS, onde reside. O Meliponário conta hoje com genótipos de 12 espécies de abelhas nativas do RS, divididas em meliponario Urbano e Rural. Trabalha na criação e elaboração de produtos com insumos das colméias, como cosméticos naturais, de cuidados com a saúde, produtos para consumo como mel e própolis entre outros, buscando fomentar a utilização dos produtos das colméias de forma sustentável e com responsabilidade ambiental. Trabalha com assessoria a manejos e criação de ASF, e atua de forma voluntária em projetos de Educação Ambiental nas escolas para promover a preservação das abelhas nativas da região.
Professora do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Química Analítica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo, docente do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisa em Antioxidantes Naturais, atua na área da qualidade dos alimentos com foco em produtos da colmeia e publicou estudos pioneiros relacionados à caracterização do mel de melato de bracatinga da região sul do país.
Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela UDESC, pós graduação em Tecnologia e Inovação de Alimentos pelo Senai SC, mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UDESC.
Doutor e Mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como pesquisador nos temas: Identificação de composto bioativos em alimentos, avaliação antioxidante, controle de qualidade, avaliação de propriedades biológicas em modelos experimentais in vitro e in vivo.
Doutoranda no programa de Ciências de Alimentos- UEL (Desde julho/2021). Mestre em Agroecologia-UEM. (2020) Experiência de 13 anos na docência de ensino superior. Especialização em Gestão da Segurança de alimentos- Senac Curitiba. Especialização em Gastronomia Internacional pela escola Recipiase – Brighton/Inglaterra Coordenadora do Projeto Expedição Cultural e Gastronômica Londrina/PR – Abruzzo/Itália, desde 2015. Coordenadora do curso de Gastronomia na UniFil desde 2011.
Engenheiro de Alimentos pela UDESC. Mestre e Doutorando em Engenharia de Alimentos pela UFSC. Proprietário da Cera Candelis.
Participou da nona edição do masterchef, foi o competidor que ganhou mais provas na competição, criador do menu Masterchef no Outback e em outras redes de fastfood.
Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Recursos Genéticos Vegetais também pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sócia fundadora da Néctar Hidromel, onde atua como gerente de qualidade.
Eng. agrônomo, mestre em recursos genéticos vegetais.
Profissional atuante na cadeia produtiva de apicultura e meliponicultura desde 2015, com ampla experiência em criação de abelhas, beneficiamento de produtos apícolas e assistência técnica.
E Sócio-fundador da empresa Néctar Hidromel, a primeira hidromelaria de Florianópolis.
Professora, formada em meliponicultura pelo IFC, trabalha na conscientização da importância das abelhas.
Em parceria com as principais associações de apicultores e meliponicultores de Santa Catarina, ministra cursos de saboaria e produção de produtos cosméticos e medicinais, utilizando os insumos das colmeias, como forma de incentivar o aproveitamento racional e ecologicamente sustentável dos produtos das abelhas .